Concursos de Beleza Infantil

13733860036508

O que você acha daqueles concursos de beleza infantis? Aqui no Brasil eles não são muito comuns nem muito valorizados, mas nos EUA, existem diversos concursos, desde os municipais até os nacionais e para virarem modelos.

Na minha opinião, as crianças deveriam estar nas ruas brincando, se sujando e se divertindo, e não em salões de beleza, fazendo os cabelos ou as unhas. Elas são crianças e aceitam poucos químicos, mas nesses concursos eles tem uma exigência muito alta do perfil dessas crianças.

Miss_California-Danica_2[1]

Há o ditado que tudo que é natural é melhor, mas nesses casos é ao contrário. Uma vez eu parei para assistir o programa Pequenas Misses, do canal Home & Health aonde fala toda a preparação das meninas antes de entrar no palco. As vezes as meninas só queriam correr pelos corredores ou brincar com a decoração e as mães faziam elas parar para a maquiagem ou fazer cachos nos cabelos e elas ficavam irritadas e gritando o tempo todo. Essas crianças praticamente foram empurradas para o mundo da fama, sem nem mesmo poderem opinar, porque por mais que  as mães dizem que elas gostam, tem meninas que começam com 8 meses e até 8 anos de idade não tem consciência suficiente para querer começar em um desses programas, ou seja as mães queriam e assim fizeram as garotas quererem também. As garotas se deparam com toda a atenção, vestem vestidos de princesas e acabam gostando e saindo do controle, até um ponto que as mães finalmente percebem que elas estão mimadas e sem controle, mas a partir daí não há mais volta.

Para participar e concorrer ao prêmio, as meninas tem que ser perfeitas, cabelos bem arrumados, olhos bonitos, unhas feitas, MUITA maquiagem, pele bronzeada, dentes alinhados. Como elas chegam a tudo isso? Químicos e mais químicos, as mães fazem alisamento, cachos, escova, extensão de cabelo e até pintam os cabelos das meninas, os olhos tem que ser na cor ideal para a pele e o cabelo da menina, então muitas vezes as mães colocam lentes de contato o que pode ser muito prejudicial para visão sem falar na agressividade que isso causa aos olhos. Também fazem as unhas, ou colocam unhas falsas caso a pequena tenha quebrado uma ao brincar. A maquiagem deveria ser medida antes do desfile, mas nos concursos quanto mais melhor e mais bonitas, por isso muitas vezes as meninas vão com tudo que há direito, pó, base, lápis de olho, lápis de boca, sombra, rímel, delineador, batom e gloss!! Existem linhas de maquiagem especial para crianças, por ter menos químicos, mas as meninas dos concursos só usam as maquiagens normais, porque há mais variedades de cores e tons. Também tem a parte da cor perfeita da pele, ainda bem que proibiram as câmaras de bronzeamento artificial, porque se não elas também iriam utilizar desse recurso, mas sim, mesmo sem as câmaras, ainda existem aqueles sprays que se passa para deixar a pele menos pálida, ou até em tom de bronzeamento mesmo. E por último da minha lista, mas menos absurdo, os dentes, os dentes de meninas de 6 anos são pequenos, crescendo, de leite, ou já caído, ou seja, elas mandam fazer uma dentadura, para que tudo fique melhor.

MAIOR

E claro, não podemos esquecer dos looks, no programa que eu estava assistindo, a mãe ficou super preocupada pois, estavam um pouco sem dinheiro e o vestido que a filha queria era de $6.000,00 sim, para um vestido de concurso! Quando elas ganham em primeiro lugar tem concursos que dão até $500.000,00 pois bem, a mãe estava torcendo para que a menina ganhasse até porque teria que pagar o vestido e as outras roupas que a menina usou no concurso. Resumindo, ela ficou em segundo lugar, ganhou uma certa quantia em dinheiro e conseguiu pagar as roupas, mas essa não é a questão. Nos concursos geralmente há no mínimo umas 4 fases, aonde cada uma delas é um tema e a criança tem que aparecer com a roupa certa. No tema principal que é o dos vestidos, é aonde as famílias mais gastam que varia de no MÍNIMO $5.000,00 até… bom, geralmente até $10.000,00 mas claro que tem meninas que gastam muito mais.

As meninas procuram sempre ficarem perfeitas e isso as torna extremamente perfeccionistas, competitivas e fúteis.

Isso me faz lembrar o filme Pequena Miss Sunshine, que conta a história de uma menina que sonha em desfilar em um concurso, e toda a sua família viaja para que ela consiga chegar a tempo do desfile, mas pelo fato de não ser tão perfeita quanto as demais (não ser magra, cheia de maquiagem, cabelo cheio de químicos e com roupas caras) ela acaba não ganhando o concurso. Vale a pena ver desse ponto de vista os concursos também, e quais são as qualidades que uma menina tem que ter para ser valorizada.

Querendo ou não, essas garotas perdem a infância, porque enquanto a minha foi brincar de boneca, cuidar da casinha ou subir em árvores, a delas é se maquiando, competindo e desfilando.

887EDABAE9C29BB38AFFD5C645A686

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s