Thor, a mitologia que inspirou o personagem.

Thor-da-mitologia

Thor é o deus dos trovões, relâmpagos e tempestades, está associado a força, proteção da humanidade, cura e fertilidade. Thor, ao contrário do que muitos pensam é da mitologia nórdica e não da mitologia grega.

Seu instrumento é o Martelo Mjolnir:

mzl.drwkjgez

Mjolnir: se pronuncia miêlnir ou miônir, considerada uma das mais temíveis armas, capas de aplainar montanhas. Mais conhecido na forma de martelo, mas também é reconhecido como um porrete ou um machado.

Mjolnir é tão pesado que somente Thor conseguiria erguê-lo. Era comum o uso de um pingente do martelo para os competidores e batalhas, acreditando que o martelo lhes traria a força e Thor iria ajudá-los.

… seria possível atacar tão firmemente como ele desejasse, qualquer que fosse sua finalidade, e o martelo nunca falharia, e se ele o arremessasse contra algo, ele nunca falharia o alvo e nunca voaria para além do alcance de sua mão, e quando ele quisesse, se tornaria tão pequeno que poderia ser carregado dentro de sua túnica.  (Orchard 2002:255)

Na mitologia, qualquer trovão seria Thor utilizando seu martelo.

Curiosidade: O brasão da cidade de Torsas, na Suécia utiliza o martelo em seu desenho. 251px-Torsås_vapen.svg

Thor era grande e extremamente forte, adorava disputas de poder e era o principal campeão contra os gigantes do gelo, seus inimigos. Thor era mais venerado do que Odin (pai) pelo seu físico e também pelo epírito de ataque.

Suas vestes continham luvas mágicas para segurar o martelo e o cinturão Megingjard que aumentava a sua força em dez vezes.

Thor gostava muito da companhia de Loki, embora o mesmo colocasse eles muitas vezes em confusões, mas suas histórias e vivências são consideradas as mais ricas das histórias nórdicas. diferente do filme e dos vingadores Loki era na verdade é retratado como irmão de sangue de Odin e nos filmes é visto como irmão adotivo de Thor. Loki é o deus do fogo, da trapaça e das travessuras, considerado um dos personagens mais complexos da mitologia nórdica ele está ligado a magia e pode assumir a forma que quiser. Símbolo da maldade e traição.

Thor percorria o mundo em uma carruagem puxada por dois bodes Tanngrísnir e Tanngnjóstr. Segue a lenda que quando Thor utilizava a sua carruagem percorrendo o mundo o barulho produzido era tão alto que pareciam trovões. THOR

Thor habitava o Thrudheim, onde recebia os mortos. Com acomodação para mais de 500 pessoas é a maior de todas as construções. Quando estava longe de casa, ele matava seus bodes para comer, e quando voltava Thrudheim ressuscitava-os com seu martelo.

Era o deus que mais reinava templos na Escandinávia e é o criador da constelação conhecida pelos Vikings como Dedo de Aurvandill.

No Ragnarok, a tarefa de Thor era matar Jormungand (Serpente Midgard) a mais cruel das serpentes, era tão grande que envolvia a terra, mas ele morre na batalha.

Os anglo-saxões deram ao quinto dia da semana seu nome, Thursday ou Thor’s day (quinta-feira em inglês), os escadinavos chamam de Torsdag e os alemães de Donnerstag (Donner = trovão, Tag = dia).

Família:

Thor é filho de Odin e Joro

1Casou-se 3 vezes:

234

Seu primeiro filho foi Magni (força) com Járnsaxa, o segundo Modi (Coragem) e é de mãe desconhecida, e por ultimo com seu casamento com Sif teve duas filhas Lorride e Thrud. Sif já tinha um filho chamado Uller.

Odin ou (Odim), pai de Thor é considerado o principal deus da mitologia nórdica, é o deus da sabedoria, da guerra e da morte. Também considerado deusa da magia, poesia, profecia, vitória e caça. Mora em Asgard aonde construiu seu próprio reino Valaskjálf, aonde pode observar o que acontece em cada um dos nove mundos. Sua arma é uma lança Gungnir e cavalgava o garanhão Sleiphir de oito patas. Era pai de muitos outros deuses como Baldr, Vidar e Váli. No total, tinha 8 filhos (as), e teve 5 casamentos.

certo

Na mídia:

Marvel Comics: É retratado como uma imagem divina como deus do trovão, transita entre Migard e Asgard e luta com a equipe dos vingadores. Sua imagem nos quadrinhos é referencial a representações surgidas no século XIX, Sua armadura é recordada do equipamento romano, aonde seu elmo contém asas (influenciado pela fantasia Oitocentos), os Vikings nunca continham chifres ou asas em seus elmos.

Cole Lylen e o Coração da Morte (livro): Representado como um mutante sangue-puro.

2885838-thor_2url

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s