Top 10: Bibliotecas Mais Lindas do Mundo!

Eu, como uma leitora fanática, sou viciada em bibliotecas, não somente pelos livros que elas contém, mas pelo pedaço de cada autor que está presente neles e por cada leitor ao presenciar essas obras. Na minha opinião, as bibliotecas que tem sua arquitetura mais antiga, com paredes mas espessas, vários e vários andares de livros, esculturas, lugares de estudo são as mais belas. Mas não posso deixar de apreciar as bibliotecas com arquitetura mais moderna e com mais tecnologia.

Bibliotecas são tesouros nacionais e mundiais, muitas bibliotecas foram às cinzas ou aos pedaços ao chão, e muitos conteúdos já se perderam. A mais famosa dessas bibliotecas foi a de Alexandria, acredita-se que foi fundada no início do século III a.C e acidentalmente queimada em 48 a.C. por Júlio Cézar.

Nesse post vou postar apenas as bibliotecas com estilo mais antigo, e futuramente as mais modernas.

10º Lugar: Biblioteca da Trinity College, na Irlanda:

trinity_college_1trinity 2Na universidae mais antiga da Irlanda, a “Velha Biblioteca” é toda feita em madeira, com escadas em caracóis e fileiras e mais fileiras de livros. Foi construída entre 1712 e 1732, e renovada mais de um século depois, em 1860, para a inclusão de um novo andar de livros.

9º Lugar: Biblioteca Bodleian, Universidade de Oxford, Inglaterra:

oxfordoxford2A Biblioteca Bodleiana é a principal biblioteca de pesquisa da Universidade de Oxford, uma das mais antigas da Europa e na Inglaterra só perde em tamanho para a Biblioteca Britânica. É um dos seis depósitos legais de publicações do Reino Unido.

8º Lugar: Biblioteca de Alexandria, Egito:

alexandriaalexandria 2A biblioteca de Alexandria foi uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. Era famosa pois continha todo o saber da antiguidade, contendo mais de 700 000 rolos de pergaminhos. Seu lema era “adquirir um exemplar de cada manuscrito existente na face da Terra”.

Como já falado antes, ela foi fundada no início do séc III a.C. e destruída por um incêndio em 48 a. C.

7º Lugar: Biblioteca Nacional do Congresso, Washington, EUA:

congresso, euacongrasso, euaLocalizada em três edifícios na capital dos Estados Unidos, Washington, D.C., a Biblioteca do Congresso possui mais de 155 milhões de itens, incluindo materiais disponíveis em 470 idiomas, configurando a maior biblioteca do mundo em espaço de armazenagem e número de livros.

A Biblioteca do Congresso foi inaugurada em 24 de abril de 1800 e em dezembro de 1851, houve um incêndio na biblioteca do congresso o fogo destruiu 35 mil livros.

A biblioteca possuía, em 2009, mais de 32 milhões de livros catalogados, mais de 63 milhões de manuscritos, 3 milhões de gravações de áudio, mais de 5 milhões de mapas, 16 milhões de microformas e a maior coleção de livros raros da América do Norte, incluindo uma das quatro cópias restantes da Bíblia de Gutenberg em papel velino.

6º Lugar: Biblioteca Parabola, no Reino Unido:

museu britanico 2museu britanicoA Sala de Leitura da Biblioteca Britânica, mais conhecida como Biblioteca Parabola, foi construída em 1857, mas recentemente restaurada (em 2000). Essa sala foi inspirada pela cúpula do Panteão, em Roma. Um bônus? Reza a lenda, foi aqui que nasceu o Manifesto Comunista.

5º Lugar: Biblioteca do Parlamento Canadense, no Canadá:

biblioteca-do-parlamento-ottawa-canadá-199847348.-Biblioteca-do-Parlamento-em-Ottawa-CanadáFoi originalmente construído em 1876 – mas apenas uma pequena parte ainda corresponde ao original, já que a maioria da biblioteca foi destruída em um incêndio, em 1916. Localizada em Ottawa.

4º Lugar: Biblioteca do Monastério Strahov em Praga, Republica Checa:

monastério, republica checarep. checaEssa biblioteca é parte de um monastério fundado em 1143. Seu teto está decorado com um maravilhoso afresco do século XVIII, chamado O esforço da humanidade para obter a verdadeira sabedoria.

3º Lugar: Biblioteca do Vaticano, Vaticano, Roma.

vaticanovaticano620A Biblioteca Apostólica Vaticana é a mais antiga da Europa, mesmo não sendo a primeira biblioteca Papal. Foi o primeiro núcleo de coleções pontifícias (religiosas), fundada por Nicolau V em 1450, com a herança das velhas bibliotecas dos Papas. Atualmente possui mais de 8,3 mil incunábulos (livros impressos nos primórdios da imprensa, por volta do século XV, 150 mil codex manuscritos, 100 mil gravuras e desenhos, 300 mil moedas e medalhas e quase 20 mil objetos de valor artístico.

2º Lugar: Biblioteca Joanina, Universidade de Coimbra, Portugal:

coimbra joaninacoimbraEste é um dos maiores orgulhos portugueses, por ter sido construída e decorada inteiramente por artistas da terra. A coleção de obras é de 250 mil volumes. A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra divide-se em dois edifícios, sendo a Biblioteca Joanina, construída no século 18.

1º Lugar: Biblioteca da Abadia de Admont, na Áustria:

abadia admont, australia 1abadia admont, australia 2Trata-se da maior biblioteca de monastério do mundo. A Abadia de Admont foi fundada em 1074, e em 1776 recebeu sua espetacular biblioteca branca e dourada. Felizmente, a biblioteca resistiu ao terrível incêndio de 1865, que destruiu o restante da construção.

Extra: Real Gabinete Português de Leitura, no Brasil:

gabinete. rjgabinete, rj 2Para quem achava que o Brasil não tem bibliotecas históricas e muito bonitas. Essa biblioteca escura e sóbria fica no Rio de Janeiro. Construída em 1837, apresenta quadro andares que mais parecem labirintos, para poder acomodar todos seus 350 mil exemplares.

Bom, só pra lembrar, essa é uma opinião dos escritores do blog e não uma opinião geral.

Como dá para ver, em todos os lugares há uma linda biblioteca esperando a nossa visita. Quando eu for viajar, sem dúvida vou querer saber mais sobre as bibliotecas do lugar, e principalmente se for uma dessas.

Espero que tenham gostado. Boa leitura a todos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s